Como escolher flores para funerais?

Mulher num funeral com pétalas de flor num cesto para colocar no caixão.

O funeral é um momento emocionante na vida de qualquer pessoa, já que família e amigos do falecido se reúnem para dizer o último adeus ao seu ente querido. Nestes momentos, as flores desempenham um papel particularmente importante já que traduzem a vida dos entes queridos que partiram bem como o amor que aqueles que ficam sentem por eles. Quando um ente querido morre, é natural deixar uma demonstração de compaixão, uma homenagem, muitas vezes metaforizada em simbólicas flores e arranjos florais. É por esta razão que é tão importante selecionar flores apropriadas para uma cerimônia fúnebre.

Antes de falarmos especificamente sobre cada flor para funeral, deixamos aqui uma pequena lista das flores mais comuns e apropriadas para uma cerimónia fúnebre:

Cravos
Crisântemos
Lírios
Rosas
Gladíolos
Tulipas
Orquídeas
Narcisos

A escolha de flores para funerais depende obviamente do gosto de cada um. Contudo, as melhores flores para cerimónias fúnebres são as que indicam respeito e compaixão e que traduzem a despedida.

Para o podermos ajudar na escolha de flores para funerais, encontre abaixo um guia sobre o que cada uma das flores transmite nestes dias particularmente difíceis:


1) Cravos

Cravos vermelhos no chão.

Cravos vermelhos estão relacionados com amor e admiração, tornando-os uma das flores mais adequadas para cerimónias fúnebres. A cor vermelha é um símbolo de paixão e evoca um clima de reflexão. Os cravos brancos, por outro lado, são símbolos de inocência e são a melhor escolha caso a pessoa que está a ser lembrada tenha falecido muito jovem.

2) Crisântemos

Diferentes partes do mundo têm diferentes tradições quando se trata de arranjos funerários e as flores que acompanham essas ocasiões. Os países asiáticos como a Coréia, o Japão e a China, veem os crisântemos brancos como um símbolo de luto e pesar. Na Europa, eles estão associados à morte e raramente são encontrados em bouquets sem ser em funerais.

3) Lírios

Uma boa opção de flores para serviços funerários, são os lírios que têm sido associados à triste ocasião da morte de um ente querido. Historicamente, os lírios simbolizavam a inocência e dizia-se que o túmulo da Virgem Maria estava coberto de lírios. Neste sentido, o simbolismo do lírio no funeral é o sono tranquilo e o retorno à inocência.

4) Rosas

As rosas, devido à sua variedade de cores e perfume suave, podem ser usadas para criar um arranjo floral fúnebre muito comovente e simbólico. A rosa é também a flor do amor verdadeiro e a maneira mais óbvia de mostrar a sua emoção em relação ao falecido. As rosas de carmesim escuro são especialmente adequadas, já que estão comumente relacionadas à tristeza e à perda.

5) Gladíolos

Os gladíolos são conhecidos por representar a lembrança e a integridade. São na realidade flores muito apropriadas para o funeral de alguém que estava muito envolvido com seus deveres cívicos e a defender a justiça. Se o ente querido que está lembrando for um advogado, polícia ou juiz, os gladíolos são a escolha acertada.

6) Tulipas

A tulipa é uma flor que existe em várias cores e que se mostra bastante apropriada para uma cerimônia fúnebre. As tulipas vermelhas são consideradas uma declaração de amor. Por outro lado, as tulipas de todas as restantes cores são associadas à graciosidade com que a pessoa falecida percorreu a terra durante a sua vida.

7) Orquídeas

Para uma mulher amada que faleceu, as orquídeas são especialmente comoventes num bouquet de funeral, celebrando a orgulhosa feminilidade e consideração. Tradicionalmente, orquídeas rosa e brancas são as melhores flores para funerais, já que demonstram simpatia pela família e admiração pelo falecido.

8) Narcisos

Especialmente se for a estação dos narcisos, estas flores são muito simbólicas e podem ser bastante adequadas para um funeral. Como eles estão associados à primavera e ao “florescer”, são uma ótima opção se pretende celebrar a vida do falecido em vez de lamentar a morte.

A morte de uma pessoa que nos é próxima pode ser extremamente difícil e emocionalmente desgastante. Muitas vezes, embora queiramos investir o nosso tempo a selecionar as melhores flores para um funeral para nos despedirmos dos nossos entes queridos, a nossa mente está compreensivelmente ocupada com outras questões. Por isso, se não estivermos com cabeça para fazer esse tipo de escolhas, existem diferente serviços de flores que o fazem por nós de uma forma profissional, aliviando-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *